Gandaia Br » Saude » Benefícios do café
Benefícios do café
O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, pois não existe uma pessoa que não ingira pelo menos uma xícara logo quando se levanta pela manhã.
O café é muito conhecido por espantar o sono das pessoas, por isso é normal que muitas o tomem depois do almoço e naquela tarde preguiçosa no local de trabalho.
Mas o que muitos não sabem é que além de despertar do sono, se ingerido moderadamente o café pode trazer muitos benefícios á saúde.
Muitos estudantes já consideram o café uma bebida que não pode faltar no dia-a-dia, pois é considerado extremamente funcional por prevenir doenças e nutracêuticos, ou seja complicações terapêuticas.
Composição do café
- Cafeína;
- Potássio;
- Zinco;
- Cálcio;
- Ferro;
- Vitamina B;
- Ácidos Clorogênicos;
- Antioxidantes naturais;
- Nutrientes que previnem a depressão.
Todas estas substâncias que citamos acima, estão presentes no café em uma proporção que varia de 7% á 10%, o que comparado com a cafeína não é muita coisa, pois o teor da mesma no café é de 1% á 2,5%.

Recomendações dos especialistas
Os médicos costumam receitar aos seus pacientes cerca de 3 á 4 xícaras de café por dia, o que representará 500 mg de cafeína, estimulando assim a concentração, atenção, memória e aprendizado.
Eles ainda afirmam que o consumo moderado de 3 á 4 xícaras por dia, pode evitar a depressão que é considerada a quarta e maior doença causadora de morte em todo o mundo.
Os estudantes da Universidade de Harvard chegaram a conclusão que uma pessoa que consome cerca de 6 xícaras de café no dia, diminui em 28% a sua chance de desenvolvimento do diabetes tipo 2.
E isso por causa de seus antioxidantes, que tem como objetivo ajudar a controlar todos os danos que ao longo dos anos são causados nas células que contribuem no desenvolvimento de doenças.
Aposto que está muitas mulheres não sabiam, pois os antioxidantes existentes no café também combatem e previnem as tão temidas celulites.
Um estudo realizado na Universidade de Vanderbilt relatou que os homens que bebem regularmente o café, reduzem até 80% da chance de desenvolvimento do mal de Parkinson.
O café reduz o colesterol, combate as doenças coronárias, auxiliando também no processo de emagrecimento e retendo o desenvolvimento de câncer, como os de cólon e reto.
Não se esquecendo, dos estudos recentes que comprovam que algumas substâncias do café auxiliam na prevenção do Alzheimer, principalmente em mulheres idosas.
Palavras relacionadas
